segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

O que é regra dos terços?


Um dos mais importantes e mais conhecidos princípios da composição fotográfica é a regra dos terços tem como principal objetivo é contribuir para a captação de uma imagem visualmente equilibrada e interessante. Se ainda não aprendeu esta regra básica da fotografia, está é a hora.


O que é?


A regra dos terços é um exercício visual onde o fotógrafo olha pelo visor ou ecrã para o cenário que quer fotografar e divide-o, mentalmente, em três terços verticais e horizontais para obter um total de nove quadrados. Graças a esta grelha virtual, os quatro cantos do quadrado central revelam quatro pontos de interesse da imagem, ou seja, serão nestas zonas que deve posicionar os elementos mais interessantes para se fotografar. Em adição, as quatro linhas que formam esta grelha (2 horizontais, 2 verticais) são uma espécie de local de repouso para aquilo que quer focar e é sobre as próprias linhas ou então nos pontos onde cruzam que deve compor e enquadrar a fotografia.


Como funciona?


Muitos estudos fotográficos chegaram a conclusão que quem observa uma imagem olha mais depressa para um dos pontos de cruzamento do que para o centro da fotografia. A aplicação da regra dos terços não é mais do que evitar simplesmente centrar o elemento a fotografar, e posicioná-lo 1/3 acima do fundo e 1/3 à esquerda ou então 1/3 abaixo do topo e 1/3 à direita e assim sucessivamente. No caso de pessoas e objetos, procure posicioná-los numa das quatro pontos de junção da grade; no caso de paisagens, posicione-as no topo ou no fundo da grade. O resultado é uma imagem mais natural, contrabalançeada e interessante para se observar.

Praticar para alcançar


Não há nada como praticar para alcançaros objetivos e, no caso da regra dos terços, importa analisar, em primeiro lugar, muitas fotografias que foram tiradas segundo este princípio, para depois passar para a prática mesmo. Tão fundamental como a visualização da grade em si, é saber, em primeiro lugar, quais os pontos de interesse do cenário que pretende fotografar; e, em segundo lugar, conseguir posicioná-los sobre a grade de forma intencional. A velha máxima “as regras foram feitas para serem quebradas” também se aplica aqui: uma vez que a fotografia é uma forma de arte e de expressão criativa, depois de aperfeiçoada a técnica, faça questão de fugir à regra… dos terços e experimentar outras composições.


domingo, 13 de dezembro de 2009

Simuldor de Lentes


Este simulador é para lentes Nikon, porém quem usa Canon pode ter uma idéia de como fica a lente escolhida para sua cam. Seria muito mais fácil para quem esta começando na área da fotografia escolher suas lentes, se todos os fabricantes colocassem a disposição dos seus clientes em potencial esse tipo de ferramenta. Até mesmo fotógrafos experientes, podem fazer um teste on-line antes de efetuar a compra.

http://imaging.nikon.com/products/imaging/lineup/lens/simulator/index.htm

quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Momentos e Histórias



Registrar um belo momento é uma coisa que nos deixa muito felizes, poder contrar aos amigos as histórias que envolvem aquela imagem é algo indescritível. Por isso que sempre digo a todos sempre estejam com suas câmeras em mãos, pois nunca sabemos quando um momento especial acontece!

domingo, 6 de dezembro de 2009

Qual Câmera eu devo adquirir?



É incrível a quantidade de pessoas que se pergunta: “Qual câmera eu devo comprar? “ Bom, vamos por partes:
O primeiro passo é saber que não é o equipamento que faz o fotógrafo, existe um misto de equipamento e conhecimento fotográfico para se tornar um bom fotógrafo.
Também é bom saber que não é a quantidade de Mega Pixel que torna a foto boa, só vai contribuir. O equipamento influência, porém saber usá-lo é primordial.
Existem câmeras para todos os tipos de necessidades, por exemplo:



Câmeras Compactas





Quero fotografar amigos, família e meus animais para enviar por email pra todo mundo e talvez colocar no Flickr, no Orkut e etc.
Câmeras compactas são ótimas para se obter fotos rápidas, praticas por trabalharem sempre no modo automático, existem algumas que só disparam a foto se o modelo esta sorrindo, porém lembre que não é uma câmera caríssima que torna seu proprietário fotógrafo, porém quando colocamos uma compacta na mão de um fotógrafo profissional, ele obtém diversas fotos interessantes. O motivo é o conhecimento fotográfico.
Além disso, quero fotografar viagens, o natal em família e outras comemorações.
Vá de compacta. Essas câmeras modernas são realmente fantásticas. Tenho que admitir que muitas delas nos oferecem um resultado fenomenal quando existe luz suficiente. Para fotos de dia, do por do sol na praia e até macros elas estão ótimas. Só peca um pouco nas fotos noturnas ou com pouca luz, no geral – mas ainda sim dá para ter fotos bacanas.
Ao comprar veja se você quer bastante “zoom”. Se quiser bastante zoom procure bastante zoom. Mas lembre-se: bastante zoom óptico. “Zoom digital” é a mesma coisa que ampliar no Photoshop: perde a qualidade totalmente. Não se engane.
Lembre-se: compactas não deixam você controlar muita coisa, e, mesmo quando deixam o resultado não é lá essas coisas. Então só compre uma compacta se seu objetivo é apontar e clicar.



Câmeras compactas oferecem algumas vantagens e desvantagens ao fotógrafo:



• Vantagens: tamanho compacto, pouco peso, fácil de carregar e o custo reduzido.
• Desvantagens: Falta de uma objetiva que melhore as imagens, alguns tipos de fotos são impossíveis de fazer, tamanho reduzido dos sensores de captação de imagem.

Para quem quer ter controle nas fotos– “SLRs”



Quando se trata de SLRs (Single Lens Reflex), pense bem no investimento que deseja fazer no trio Câmera + Lente + Flash e procure o melhor equipamento ou o mais adequado ao seu orçamento. No Brasil “linhas de produtos” não fazem muito sentido. Um exemplo: cada marca tem sua “linha de entrada no mercado”. Normalmente são as câmeras que possuem um custo reduzido, porém aqui no Brasil esse custo não é tão reduzido assim.
Assim como um carro “popular” que não têm nada de popular assim. Todas as SLRs têm custo alto por aqui e praticamente só são utilizadas por fotógrafos profissionais. A linha chamamos de “amadora ou semi-profissional” possui câmeras com custo acima dos 5 mil reais, o que faz profissionais da fotografia usarem SLRs consideradas amadoras como profissionais.
Se o seu objetivo é se tornar um profissional, saiba que é normal no início trabalhar com as câmeras mais baratas e até mesmo usadas. Quando começa a receber por seus serviços é a hora de investir e evoluir aos poucos. A diferença entre as compactas e as SLRs é a possibilidade de trocar lentes, as lentes são muito importantes para a qualidade de uma fotografia. Lentes bem cuidadas duram muito, ao passo que câmeras com o tempo necessitam ser substituídas, e se você continua na mesma linha de produtos, é muito provável que re-utilize suas lentes.



Quanto dinheiro você quer investir no equipamento fotográfico?



Novamente nem sempre gastar muito dinheiro é sinônimo de boas fotos. O tamanho do seu investimento é diretamente proporcional a sua quantidade de trabalhos. Além de tudo isso você precisará comprar filtros, cartões de memória, mochilas especiais, tripé…Portanto pense no custo benefício para a aquisição de um bom equipamento, é muito importante que o equipamento pague a você o dinheiro investido na sua aquisição.

Seis dicas para uma boa foto de moda




1. Conhecer o meio. Tirar fotografias de moda cuja primeira impressão é aimpactante, implica em muito mais do que fazer bons retratos – é preciso conhecer o meio, ou seja, estar a par do mundo da moda através de revistas e livros, conhecer as tendências em vestuário, calçado, acessórios, maquiagem e cabelo. Colecionar imagens inspiradoras é uma boa forma de fazer o trabalho de casa, antes de passar para de trás da camera. Durante as sessões, troque ideias com os cabeleireiros, estilistas, maquiadores e até com os próprios modelos, isso ajuda no processo criativo e será fundamental para finalizar o trabalho.
2. Contato visual. O poder de um olhar pode ser tudo numa fotografia é o suficiente para prender os olhos de quem vê. Experimente cada uma destas técnicas para conseguir fotografias de onde é difícil desviar o olhar: captar o modelo a olhar diretamente para a máquina é muito poderoso, mas fotografá-lo olhando para algo que a câmara não captou também é sedutor. No caso de fotografar vários modelos, faça questão que estes mantenham contato visual entre eles pois é uma forma interessante de começar a contar uma história.
3. Criatividade fotográfica. A moda e a fotografia são duas artes que, em conjunto, podem ser uma explosão de criatividade e um verdadeiro delírio visual. Para conseguir esse fator surpreendente, é preciso pensar criativamente, ou seja, brincar com todas as regras da fotografia. Experimente composições diferentes (quem disse que todas as imagens têm de ser centradas?), com ângulos distintos e com mais ou menos iluminação, para ambientes naturais ou dramáticos.
4. Adeus estúdio. Livre-se das quatro paredes do estúdio e fotografe a modelo no meio de uma rua movimentada, num jardim, parque infantil ou na praia… sim, mesmo que esteja com um vestido cocktail de seda e sapatos de 10 cm. Não consegue visualizar a beleza e a originalidade desse contraste? Procure cenários diferentes, defina um tema com adereços próprios para poder contar, através de imagens, uma história que ninguém quer perder.
5. Emoções à flor da pele. Um modelo bonito será sempre um modelo bonito, mas se a expressão for sempre a mesma, um editorial de moda acaba passando de espectacular a “patético. Utilize-se do seu humanismo nas fotografias de moda e peça ao modelo para chorar, rir ou gritar de raiva… ninguém vai conseguir resistir a imagens como essas.
6. Sem contar. Nunca largue a máquina fotográfica, principalmente nos minutos de pausa quando o modelo retoca o cabelo, coloca batom, olha no celular, ajusta a écharpe ou a tira das sandálias este tipo de imagem mais cândida e inesperada resulta quase sempre, revelando momentos privados e sexy que todos adoram ver!

quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Imagens de cima do prédio do Banespa



Uma boa dica para se fazer fotos bacanas da cidade de São Paulo é o edifício Altino Arantes, o prédio do antigo Banespa agora Santander, lá de cima conseguimos imagens bacanas e podemos até fazer panorâmicas da cidade vista de cima dos seus 35 andares. O melhor é que o passeio é gratuito das 10:00 da manhã até às 17:00, porém só podemos permanecer no terraço por 5 minutos, eu consegui 67 fotos sem correria! Nestes dois exemplos de o mercado municipal e o Parque Don Pedro. Não esquecendo de dizer que essas fotos foram feitas com a básica 18 - 55 da Canon.

quarta-feira, 2 de dezembro de 2009



A gestação é um momento único, uma vida sendo gerada em seu corpo, por isso você deve guardar este momento com muito carinho e amor, fazendo um book da sua gestação você poderá relembrar este momento por toda a vida!