É incrível a quantidade de pessoas que se pergunta: “Qual câmera eu devo comprar? “ Bom, vamos por partes:
O primeiro passo é saber que não é o equipamento que faz o fotógrafo, existe um misto de equipamento e conhecimento fotográfico para se tornar um bom fotógrafo.
Também é bom saber que não é a quantidade de Mega Pixel que torna a foto boa, só vai contribuir. O equipamento influência, porém saber usá-lo é primordial.
Existem câmeras para todos os tipos de necessidades, por exemplo:
O primeiro passo é saber que não é o equipamento que faz o fotógrafo, existe um misto de equipamento e conhecimento fotográfico para se tornar um bom fotógrafo.
Também é bom saber que não é a quantidade de Mega Pixel que torna a foto boa, só vai contribuir. O equipamento influência, porém saber usá-lo é primordial.
Existem câmeras para todos os tipos de necessidades, por exemplo:
Câmeras Compactas
Quero fotografar amigos, família e meus animais para enviar por email pra todo mundo e talvez colocar no Flickr, no Orkut e etc.
Câmeras compactas são ótimas para se obter fotos rápidas, praticas por trabalharem sempre no modo automático, existem algumas que só disparam a foto se o modelo esta sorrindo, porém lembre que não é uma câmera caríssima que torna seu proprietário fotógrafo, porém quando colocamos uma compacta na mão de um fotógrafo profissional, ele obtém diversas fotos interessantes. O motivo é o conhecimento fotográfico.
Além disso, quero fotografar viagens, o natal em família e outras comemorações.
Vá de compacta. Essas câmeras modernas são realmente fantásticas. Tenho que admitir que muitas delas nos oferecem um resultado fenomenal quando existe luz suficiente. Para fotos de dia, do por do sol na praia e até macros elas estão ótimas. Só peca um pouco nas fotos noturnas ou com pouca luz, no geral – mas ainda sim dá para ter fotos bacanas.
Ao comprar veja se você quer bastante “zoom”. Se quiser bastante zoom procure bastante zoom. Mas lembre-se: bastante zoom óptico. “Zoom digital” é a mesma coisa que ampliar no Photoshop: perde a qualidade totalmente. Não se engane.
Lembre-se: compactas não deixam você controlar muita coisa, e, mesmo quando deixam o resultado não é lá essas coisas. Então só compre uma compacta se seu objetivo é apontar e clicar.
Câmeras compactas oferecem algumas vantagens e desvantagens ao fotógrafo:
• Vantagens: tamanho compacto, pouco peso, fácil de carregar e o custo reduzido.
• Desvantagens: Falta de uma objetiva que melhore as imagens, alguns tipos de fotos são impossíveis de fazer, tamanho reduzido dos sensores de captação de imagem.
Para quem quer ter controle nas fotos– “SLRs”
Quando se trata de SLRs (Single Lens Reflex), pense bem no investimento que deseja fazer no trio Câmera + Lente + Flash e procure o melhor equipamento ou o mais adequado ao seu orçamento. No Brasil “linhas de produtos” não fazem muito sentido. Um exemplo: cada marca tem sua “linha de entrada no mercado”. Normalmente são as câmeras que possuem um custo reduzido, porém aqui no Brasil esse custo não é tão reduzido assim.
Assim como um carro “popular” que não têm nada de popular assim. Todas as SLRs têm custo alto por aqui e praticamente só são utilizadas por fotógrafos profissionais. A linha chamamos de “amadora ou semi-profissional” possui câmeras com custo acima dos 5 mil reais, o que faz profissionais da fotografia usarem SLRs consideradas amadoras como profissionais.
Se o seu objetivo é se tornar um profissional, saiba que é normal no início trabalhar com as câmeras mais baratas e até mesmo usadas. Quando começa a receber por seus serviços é a hora de investir e evoluir aos poucos. A diferença entre as compactas e as SLRs é a possibilidade de trocar lentes, as lentes são muito importantes para a qualidade de uma fotografia. Lentes bem cuidadas duram muito, ao passo que câmeras com o tempo necessitam ser substituídas, e se você continua na mesma linha de produtos, é muito provável que re-utilize suas lentes.
Quanto dinheiro você quer investir no equipamento fotográfico?
Novamente nem sempre gastar muito dinheiro é sinônimo de boas fotos. O tamanho do seu investimento é diretamente proporcional a sua quantidade de trabalhos. Além de tudo isso você precisará comprar filtros, cartões de memória, mochilas especiais, tripé…Portanto pense no custo benefício para a aquisição de um bom equipamento, é muito importante que o equipamento pague a você o dinheiro investido na sua aquisição.
Nenhum comentário:
Postar um comentário