domingo, 14 de fevereiro de 2010

Compacta ou Reflex, qual comprar?

Imagem de uma câmera Reflex ou SLR

Fotografar é, para muitos, uma paixão insubstituível. Poder registrar um momento, um sentimento ou uma paisagem é uma facilidade que está ao alcance de todos. Há câmeras fotográficas a preços cada vez mais acessíveis, de vários tamanhos, marcas, etc, enfim elas estão ai para todos os gostos.

Mas na hora de comprar, pode surgir uma dúvida pertinente: comprar uma compacta ou uma reflex (SLR). Tudo vai depender do objetivo.

As compactas são as que possuem um visor direto, sendo, na sua maioria, totalmente automáticas. Encontramos uma grande variedade deste tipo de câmeras com diferentes tamanhos, cores, materiais, mais ou menos pesadas, algumas até fazem fotos submarinas sem o auxílio de caixa estanque (caixa utilizada para fotos submarinas).

Normalmente elas já vem com lente zoom e janela auto-foco de pequeno alcance e com zoom digital.

As maiores vantagens desse tipo são o preço, a facilidade de manuseio e captação de imagem. As desvantagens são a ausência de possibilidade para criação de fotos artísticas e a pior de todas as desvantagens é o erro de paralaxe. Que está presente em todas as câmeras compactas, já que o ponto de vista do visor não é exatamente igual ao da lente, ou seja, ao observar o visor, enquadramos a fotografia de forma diferente daquela que obtemos no final do processo. Isso se sucede porque o visor está, geralmente, afastado da lente cerca de 2 a 3 centímetros.
Quando estamos longe do motivo que buscamos registrar, o erro quase não é perceptível, porém, quando nos aproximamos do motivo a se fotografar, em conseqüência do deslocamento de pontos de vista, no visor o que vemos é mais a parte de cima e menos a de baixo, diferente do resultado na fotografia.

Quanto mais perto, maior o erro.

As câmeras do tipo SLR (single-lens-reflex) ou reflex de lente única, são menos práticas, pois apresentam tamanhos e pesos superiores aos apresentados pelas compactas. Nas Reflex o erro de paralaxe não se apresenta, graças a aos espelhos que permitem que a imagem captada pela objetiva seja a mesma mostrada ao fotógrafo no visor. Outra vantagem é o tipo de fotografias que conseguimos obter com elas. Com maiores recursos e preparadas para produzir melhores fotografias, notamos a enorme diferença entre os dois modelos de câmeras, principalmente utilizando-se do modo manual. Conhecendo um pouco de fotografia e dominando os conceitos de velocidade e abertura, verificamos que conseguimos resultados muito melhores com as SLR. Ainda podemos colocar uma objetiva com alcance maior e conseguir fotos fantásticas.

Agora o fator mais significativo é a diferença nos preços, as compactas possuem preços muito menores que as SLR, sem contar as lentes que dependendo do modelo e marca a ser comprado, possuem preços significativamente maiores.


Enfim, dependendo da sua necessidade você pode escolher um dos dois modelos para comprar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário