segunda-feira, 17 de maio de 2010

Seis erros dos fotógrafos

1. Medo de se auto-promover.

O que há de errado com a auto-promoção que assusta tanto alguns fotógrafos? Você é o seu negócio, e você tem que promover você mesmo assim como qualquer produto deve ser promovido. Faça cartões de visitas, vá a eventos sociais (networking), crie um site ou contrate alguém para fazer isso por você.

Os clientes não vão bater na sua porta implorando pelos seus serviços. Estamos em um mundo competitivo, e você tem que tratá-lo assim, usando todas as ferramentas de publicidade que estiverem ao seu alcance! Não tenha medo: você está divulgando aquilo se sabe. Se não divulgar, é como se não soubesse.

2. Não separar o trabalho da vida pessoal.

Alguns freelancers cometem esse erro fazem isso de duas formas: ou trabalham muito e acabam explodindo, ou deixam suas responsabilidades pessoais/domésticas tomarem conta de suas obrigações profissionais. Fronteiras entre a carreira de alguém e sua vida pessoal são importantes em qualquer situação de negócios, mas quando você trabalha em casa elas se tornam ainda mais essenciais, por isso cuidado!.

Seja realista sobre o quanto você consegue trabalhar em um dia e não pegue projetos que precisam mais do que isso. E quando você tiver um trabalho a fazer, cumpra os prazos para não arruinar sua imagem com o cliente. Desculpas sobre crianças, maridos ou bichinhos de estimação fazem qualquer um perder sua reputação como profissional.

3. Aceitar propostas indecentes.

Eu odeio negociar. Eu gostaria de ser uma daquelas pessoas que simplesmente não baixam a guarda até conseguir o que quer.

Porém, existem muitos freelancers por aí que são negociadores incríveis, mas se você não for como eles, pelo menos trace um limite mínimo de negociação e NUNCA deixe um cliente diminuir esse limite.

4. Não continuar investindo em você e no seu negócio.

Como freelancers, nossos pagamentos normalmente não chegam em uma questão de tempo, e quando você finalmente recebe aquele pagamento esperado é tentador correr para o banco e guardar para os “dias difíceis”.

Poupar para esses momentos é, de fato, muito importante. Mas tão importante quanto é continuar investindo um pouco do dinheiro que entra no seu negócio. A dica é gastar esse dinheiro em coisas que fazem grande diferença no seu trabalho.

5. Ser intimidado.

Os bonzinhos podem se espalhar pelo planeta, mas eles não vão se tornar pessoas de negócios. Se você quer aumentar o seu potencial de ganhos sendo seu próprio chefe, você não pode ser intimidado por nada nem por ninguém.

Não minta – mentiras têm pernas curtas. O que eu digo é que você finja ser mais confiante do que você realmente é (ou acha que é). Crie uma personalidade que você possa usar facilmente somente quando entrar no escritório. Mais cedo ou mais tarde essa confiança não vai parecer tão falsa e você perceberá que ela será sua característica mais importante.
6. Seja realista
Não tenha medo de recusar um cliente quando perceber que terá problemas para atendê-lo, pois é melhor que não o atenda do que atender mau. Em alguns casamentos logo no começo da negociação, você percebe que o evento não te dará liberdade para trabalhar, mais ou menos assim, você não pode fazer quase nada, têm lugar específico para ficar, etc. Assim, nesses casos quando percebe que não poderá atender o cliente com a devida qualidade que você sempre proporciona, não exite recuse o trabalho.

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